Quaresma, tempo da misericórdia!

A Quaresma é um tempo de graça que a Igreja nos oferece para adentrarmos no mistério do amor de Deus por nós! Teologicamente falando, a Quaresma nos remete ao tempo em que Jesus ficou no deserto após o batismo. A liturgia deste tempo nos convida a viver a caridade(esmola), o jejum e a oração.

Mas, humanamente podemos vivenciar este tempo como oportunidade de perceber que Deus não nos abandona em nossos sofrimentos. Ele permanece conosco assim como permaneceu com Jesus no deserto e também no sofrimento da cruz. A quaresma também nos recorda que não existe sofrimento que seja eterno, eterno é apenas a ressurreição. Não importa o tamanho e a intensidade da dor que sentimos agora, ela não durará para sempre. Cremos nisto porque o Cristo não ficou na cruz. Ele ressuscitou para uma vida plena.

A tradição da Igreja recomenda que durante a quaresma tenhamos a oportunidade de vivenciarmos o sacramento da confissão, que é um sacramento de cura. Por isso, temos neste tempo a oportunidade de buscar a cura para aquilo que nos machuca interiormente. É bom lembrarmos que a confissão, para além de uma obrigação, deve ser uma oportunidade de experimentarmos o perdão de Deus, com a mesma intensidade e carinho, como o recebeu o filho “pródigo” no abraço quando regressou para casa do Pai Misericordioso.

Enfim, louvemos a Deus por este tempo de graça e de beleza que a Igreja nos oferece.

Pe. Renivaldo R. Souza, sm