A Família Marista

 

Os Maristas pertencem a uma grande família. E o que é uma família? Do ponto de vista dos alicerces morais que regem a vida, a família é a principal instituição existente na Terra. Em família vivem-se algumas das experiências mais profundas e belas. Nela, configura-se um ambiente em que não se precisa fingir nem lutar para ser aceito e amado. É na família que se consolidam a identidade e a segurança básica. Por isso, é com naturalidade que se reconhecem os familiares próximos e os distantes, ou seja, aqueles que mais investiram seu tempo e esforços pelo outro, acolhendo-o, dando-lhe segurança e contribuindo para sua formação. Esses são os próximos. Os outros, os mais distantes.

Isso ocorre não somente com uma família formada por laços de sangue, mas também com as opções de vida de cada um. Quando Jesus falou do Reino de Deus, como projeto de vida para os seres humanos, o significado de família está na essência dele. Deus é nosso Pai/Mãe e os discípulos e as discípulas de Jesus são chamados, respectivamente, de irmãos e irmãs. Na cruz, Jesus vincula Maria, Sua mãe, às comunidades, a partir daquele momento, como a mãe de João. Desde os primeiros séculos e, em todas as culturas, muitas comunidades cristãs foram, para muitos homens e mulheres, verdadeiras famílias. Eles se sentiram acolhidos, aceitos, atendidos, até mais protegidos que em suas próprias famílias de sangue.

É isso que acontece com os Maristas. Sentem-se em casa quando se encontram com outros grupos Maristas, pois percebem o mesmo estilo, a mesma marca ou o mesmo chamado, ainda que estejam muito longe de sua terra natal.

A palavra Marista é um nome de família, é herança de uma grande variedade de grupos, a começar pelas quatro congregações religiosas: Padres Maristas, Irmãos Maristas (ou Pequenos Irmãos de Maria), Irmãs Maristas, Irmãs Missionárias da Sociedade de Maria, além de muitos grupos de Leigos.

Os primeiros Maristas chamavam essa família de “a obra de Maria”. Essa expressão contém um rico conteúdo, baseado no desejo de Maria: “Eu lhes darei o meu nome e vocês realizarão minha obra”. A obra de Maria é levar o Evangelho de amor e misericórdia, Evangelho que Jesus revelou para o mundo, com um selo especial – a simplicidade, a alegria e o espírito de família da mãe que cuida e acompanha seus filhos com misericórdia. Assim, quando, individualmente ou como grupo, os membros chamam a si de Maristas, afirmam o desejo de viver com determinado estilo ou espiritualidade e de participar dessa obra de Maria.

Outra imagem muito especial dos Maristas é a da “árvore com muitos ramos”. Originalmente, a Família Marista foi pensada como um projeto único, com muitos ramos, incluindo homens, mulheres, Leigos, Irmãos, Irmãs e Padres, todos trabalhando com o mesmo espírito.

No centro da espiritualidade Marista, como em toda espiritualidade cristã, está Jesus, Sua Palavra, Sua vida, Sua morte e Sua ressurreição. Maria, para nós e para toda a Igreja, é modelo de discípula de Jesus, é modelo de abertura à vontade de Deus, de generosidade na sua resposta de serviço comunitário, um modelo de ser e de viver na Igreja: uma Igreja simples, servidora, misericordiosa e aberta a todos e todas… como Maria!

Assim, seguir Jesus do jeito de Maria é um modo privilegiado de viver em plenitude o cristianismo; e essa é a espiritualidade que move a Família Marista em seu compromisso com a construção do Reino de Deus.

 

___ Texto retirado integralmente do livro FAMÍLIA MARISTA: presença e missão no mundo. Organizado pela Família Marista, representa por:

Pe. Alejandro Muñoz,   PADRES MARISTAS

 Ir. Apolina Ikauno,  IRMÃS MISSIONÁRIAS DA SOCIEDADE DE MARIA

Ir. Bridget Brady, IRMÃS MARISTAS

Ir. João Carlos do Prado, IRMÃOS MARISTAS