Solenidade do Santo Nome de Maria

                        Festa titular da Sociedade de Maria

É de tradição da Igreja celebrar com grande júbilo todas as festas marianas. Celebrá-las nos recorda do fiel compromisso de todos nós cristãos em reconhecer Maria como Mãe do nosso Senhor Jesus Cristo e Mãe da Igreja. Na Solenidade do Santo Nome de Maria a Igreja recorda a grandeza e a importância de Maria para todos nós cristãos. Na sua condição de ouvinte da palavra e do chamado de Deus ela se tornou modelo de uma Igreja que se faz serva e peregrina sobre a terra. Portanto seu nome não é um nome qualquer, mas uma identidade que nos revela o exemplo de fiel seguidora de Cristo. Já em Mt 1, 18-25, Maria é vista como alguém prometida em casamento, ou seja, como uma mulher cheia de esperanças, que em breve passará a assumir um novo estilo de vida, novas rotinas e novos projetos. Nesse contexto de profunda esperança de mudança de vida ela vem agraciada pelo influxo do Espírito Santo e Dele concebe o Messias, o Emanuel, presença viva e humana de Deus no nosso meio e, assim se torna templo vivo de Deus no seio da humanidade. O seu Nome é Santo, e vem assim reconhecido não só por nós, mas primeiramente por Deus pelo fato de não se deixar dominar pelo medo e pelas incertezas cotidianas, mas ousou abraçar corajosamente o seu projeto de salvação da humanidade pecadora. Nesse sentido, “Maria” não é só um nome, mas é também uma identidade.

Como fiéis seguidores de Cristo nos passos de Maria, os Maristas se recordam que esta festa ocupa lugar central na vida deles, e, portanto, é festa titular da Sociedade de Maria. O Marista celebra o Santo Nome de Maria não isoladamente, mas com a Igreja de Cristo. Na ocasião dessa Solenidade cada Marista é convidado a pensar na importância que o sim de Maria há na sua própria vida e na vida da Igreja, além disso, é uma oportunidade de se tornar mais próximo dela e através desta proximidade, crescer em intimidade com Cristo. Cada ano, no dia 12 de setembro, o Marista, inspirado em Maria, encontra uma oportunidade de agradecer também a Ela por tê-lo chamado à esta grande obra que é a Sociedade de Maria, e assim ele renova o seu sim ao chamado de Deus e promete realizar com coragem os projetos da Igreja para a construção do Reino de Deus.

O Marista percebe que o nome de Maria é santo porque ela não se orgulhou ao receber a promessa de ser mãe de nosso salvador Jesus Cristo, mas com humildade se fez serva fiel ao responder o anjo Gabriel “eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Maria é um exemplo de fé para todos nós e é também um exemplo de que Nela Deus revela sua promessa de elevar aqueles que se fazem humildes e pequenos. A dimensão santa do seu nome revela a sua grandeza como mulher de fé, rica do Espírito de Deus.

Como filhos e filhas de Deus percebemos que a Solenidade do Santo Nome de Maria nos faz mais conscientes de que Deus nos chama a ser seus colaboradores à construção do seu Reino, e quer que, assim como Maria, respondamos positivamente ao seu chamado sem medo de abraçar os desafios da vida. Na condição de servidores podemos fazer grandes coisas, entre elas crescer em santidade.

Diác. Leandro Martins, sm